Quão Livre Você Realmente Quer Ser?
De Libros y Sermones BÃblicos
Por Jon Bloom sobre Santificación y Crecimiento
Traducción por Carlos Arambulo
Quem são as pessoas mais livres do mundo? As pessoas mais desapegadas do mundo.
Então, o quão livre você é? Não estou perguntando se você consegue me dar a resposta certa. Imagino que você saiba que “Cristo nos libertou pela liberdade” (Gálatas 5:1) e que “agora, pois, já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). Você e eu sabemos que Cristo nos libertou da necessidade de alcançar “uma justiça própria que vem da lei”, uma vez que, pela graça de Deus, nos foi dado o presente gratuito da “justiça de Deus que depende da fé” em Cristo (Filipenses 3:9) — uma verdade gloriosa e arrebatadora.
A verdadeira questão para você e eu é: será que estamos realmente vivendo na liberdade que Cristo nos deu? O que Jesus adquiriu e nos deu não é uma categoria teológica abstrata que só entenderemos depois de morrermos, mas uma realidade que conduz a vida, que traz alegria, que é vivencial e dramaticamente livre que começa agora. Ele nos liberta de fato para viver no mundo enquanto estivermos nele (João 8:36).
O segredo para vivenciar essa liberdade depende de onde o lar realmente é para nós.
O Segredo Para Viver Livremente
Na passagem devota de Hebreus 11, vemos repetidamente pessoas que viveram notavelmente livres aqui na Terra. O que tornou aquela grande nuvem de testemunhas tão livre?
Rapidamente respondemos: "Fé!" Claro, isso é verdade, mas não é preciso o suficiente. Porque todos vivem pela fé. “A fé é a certeza de coisas que se espera, a convicção de coisas que não se vê” (Hebreus 11:1). Todos vivem pela fé no que acreditam ser verdade sobre a realidade, que em grande parte não podem ver ou provar pessoalmente. Todos os seres humanos estão programados para viver desta maneira.
O que tornou livres nossos antepassados devotos foi em quem eles primordialmente acreditaram (Hebreus 11:6) e para onde eles acreditavam que ele os estava levando:
Pois as pessoas que assim falam deixam claro que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela terra de onde haviam saído, teriam tido a oportunidade de voltar. Mas como é posto, eles desejam um lugar melhor, celestial. Portanto, Deus não se envergonha de ser chamado de seu Deus, pois ele preparou para eles uma cidade. (Hebreus 11:14-16).
Eis o ponto: eles desejavam um país melhor — celestial. Eles realmente o desejavam porque realmente acreditavam que ele existia. Eles acreditavam tanto no país melhor que se contentaram em “[morrer] na fé, não tendo recebido as coisas [terrenas] prometidas, mas tendo-as visto e saudado-as de longe, e tendo reconhecido que eram estrangeiros e exilados na terra” (Hebreus 11:13).
Eles eram livres para fazer o melhor e mais árduo bem do mundo porque estavam livres da necessidade de pertencer ao mundo.
“Vivam Como Pessoas Que São Livres”
A profundidade de nossa compreensão de nossa liberdade em Cristo é revelada por quão livres somos, como aqueles santos, para viver como estrangeiros e exilados na terra. A prova de nossa liberdade está no desenrolar de nossas buscas.
A verdadeira fé se manifesta tanto no que dizemos com nossos lábios (Romanos 10:9; Hebreus 13:15) quanto na maneira como vivemos. De fato, o povo da antiguidade “[falava] assim” (Hebreus 11:14). Mas eles também viveram assim: Abel ofereceu, Enoque andou, Noé construiu, Abraão obedeceu e foi e ofereceu, Sara concebeu, Isaque e Jacó abençoaram, José instruiu, Moisés recusou, escolheu, considerou, deixou e manteve, os israelitas atravessaram e Raabe viveu (Hebreus 11:4–31). E “o tempo me faltaria para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, de Davi e Samuel e dos profetas” (Hebreus 11:32).
Alguns desses exemplos são mais louváveis do que outros. Mas suas vidas de fé, sua “obediência da fé” (Romanos 16:26), ainda falam, apesar de tanto tempo desde que se foram. (Hebreus 11:4).
É por isso que Pedro nos diz para “viver como pessoas que são livres” (1 Pedro 2:16):
- Somos livres para não mais viver como prisioneiros dos valores, reivindicações, desejos e ameaças do mundo, já que “aqui não temos cidade duradoura” (Hebreus 13:14).
- Somos livres para “andar pelo Espírito e ... para não satisfazer os desejos da carne” (Gálatas 5:16), uma vez que “onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Coríntios 3:17).
- Somos livres para não “acumular [para nós mesmos] tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam, mas ajuntai [para nós mesmos indestrutíveis] tesouros no céu” (Mateus 6:19–20).
- Somos livres para nos contentar em qualquer situação em que nos encontremos, pois sabemos que nosso Pai celestial suprirá todas as nossas necessidades (Filipenses 4:11, 19).
- E somos livres para morrer, pois estar com Cristo em seu reino celestial é “muito melhor” do que qualquer coisa que conhecemos aqui (Filipenses 1:23).
Quão Livre Você Realmente Quer Ser?
Sim, toda essa liberdade e muito mais está acessível para nós como cristãos. Suspeito que todos nós, não importa quão entregues estejamos na fé, admitiríamos que estamos vivendo sob nossa herança.
A questão diante de nós é esta: quão livres queremos ser? É aqui que começamos a nos contorcer. Nossa carne não quer ser livre do mundo. Nosso pecado interior é atraído para “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1 João 2:16). Abdicar eles é como se abdicar da vida. Ao que Jesus diz: “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á” (Mateus 10:39).
Pondere sobre essa frase. Ore nela e deixe-a lhe causar reflexão o dia todo. O que o Espírito te indica com a palavra "perder"? É provável que as coisas que ele traz à mente — coisas que dão a sensação de perder sua vida ao desapegar — estejam, na realidade, te mantendo refém deste mundo e inibindo você de viver proveitosamente nos tipos de abundância do reino que Jesus quer lhe dar (João 10:10). Responda ao Espírito! Jesus quer que você encontre maior liberdade e vida verdadeira.
Custe o que custar, não se contente com nada menos do que a liberdade absoluta que Deus tem para você. Busque com todas as suas forças correr desimpedido a corrida que Deus colocou diante de você, como aqueles que correram antes de você, que escolheram livremente viver como estrangeiros e exilados aqui porque sua verdadeira origem está no céu. Pois os mais livres do mundo são aqueles que são mais desapegados do mundo.
Vota esta traducción
Puntúa utilizando las estrellas